NOTÍCIAS

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL RIDES ASSINA CONVÊNIO DE R$ 4,5 MILHÕES COM O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.

12 FEV 2020

O Consórcio Intermunicipal Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável – RIDES, foi contemplado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Programa Nacional Lixão Zero, com o investimento no valor de R$ 4.579.269,55 (quatro milhões, quinhentos e setenta e nove mil, duzentos e sessenta e nove reais e cinquenta e cinco centavos).

A proposta elaborada pela equipe técnica e executiva do Consórcio Intermunicipal RIDES, foi submetida pelo edital 001/2019 do Ministério do Meio Ambiente e está entre os 21 projetos selecionados em todo o Brasil. O RIDES foi o único Consórcio de municípios de Minas Gerais contemplado.

O projeto visa a expansão e melhoria da Coleta Seletiva, juntamente com a readequação das unidades de triagem de resíduos nos municípios consorciados. Está prevista também a instalação da Unidade Tratamento de Resíduos da Construção Civil de forma consorciada e a aquisição de veículos, como caminhões basculantes e compactadores destinados a coleta de rejeito e recicláveis, além de máquinas para auxiliar todo o processo de reciclagem, como trituradores de vidro, balanças, prensas, esteiras transportadoras, entre outros.

O presidente do Consórcio e Prefeito de Monte Carmelo, Saulo Faleiros Cardoso, destaca a importância deste projeto, que concorreu com municípios e consórcios públicos de todo o país, frisando a importância do trabalho desenvolvido ainda sob a gestão do Prefeito de Cascalho Rico, Dário Borges de Rezende que o antecedeu na Presidência, assim como o grande apoio do Deputado Federal Zé Vitor – PL/MG que acompanhou desde o início todo o projeto viabilizando este recurso. Conclui que o sucesso deste projeto é o resultado do trabalho de uma grande equipe formada pelos Prefeitos Consorciados, Diretoria Executiva e Equipe Técnica juntamente com o Deputado Federal Zé Vitor.

Para o desenvolvimento do projeto, já têm sido realizadas reuniões junto com os municípios consorciados, e na próxima semana haverá uma capacitação envolvendo as equipes técnica e financeira, junto ao Ministério de Meio Ambiente, em Brasília.

O resultado final do Edital, pode ser conferido no site do MMA: https://www.mma.gov.br/informma/item/15676-mma-divulga-resultado-final.html