Loading...

MUNICÍPIOS

Coromandel

Coromandel

Prefeito

Fernando Breno Valadares Vieira

Vice-Prefeito

Nerso Hissao Chihara

Dados

  • Site oficial coromandel.mg.gov.br
  • População [2016] 28.483 habitantes
  • Área 3.313,116 km²
  • Fundada em 1870
  • Gentílico Coromandelense

História

Consagra a tradição, como ponto pacífico, a fundação do arraial por aventureiros portugueses que teriam vindo da costa oriental da Índia, chamada ″Costa do Coromandel″.

Teriam vindos atraídos pela fama de minas diamantíferas e dado este nome ao local em princípios do século XIX. A origem do nome parece assim definitivamente explicada. A única dúvida mantida por alguns baseia-se no fato de haver, numa escritura de doação de patrimônio para a Paróquia, em dezembro de 1823, figurado a futura paróquia com a denominação de ″Paróquia de Nossa Senhora de Santana do Curimandela″, o que pode ter ocorrido por em erro de grafia.

Fixados os primeiros moradores, o local passou a servir de pouso obrigatório para os viajantes que vinham de Paracatu ou de Goiás. Nessa altura, foram descobertos garimpos de diamantes e o antigo pouso recebeu algumas famílias oriundas de Paracatu, surgindo, então, um povoado que prosperou, não só pela afluência de garimpeiros, como também, pelo desenvolvimento da pecuária.

Arrow Arrow Voltar