MUNICÍPIOS

MONTE CARMELO

Prefeito: Paulo Rodrigues Rocha
Vice-Prefeito: Kleiber Cortes
brasao monte
Vereadores:
Carlos Enfermeiro
Amir Batata
Cabo Souza
Jesus
Tiri
Edinho Transportes
Sidicley
Fabio Goncalves
Euripedes Enfermeiro
População [2016]
48.096 habitantes
Área
1.343,035 km²
Fundada em
1892
Gentílico
Carmelitano
Fonte: IBGE

História

Esta região era habitada por índios, conforme provas encontradas em diversos lugares, tais como: machados de pedra, potes, roletes, etc. Eram índios das tribos ″Caiapós″ e ″Araxás″.
Os primeiros movimentos que deram origem ao nosso povoado tiveram início em 1840. Moradores de São João Del Rei e Itapecerica, vieram para cá atraídos pela descoberta de garimpos diamantíferos em Estrela do Sul, que na época se chamava ″Bagagem″. Por causa do ambiente dos garimpos, pouco recomendado a famílias e também devido ao clima saudável e à excelente água de nossa região, os garimpeiros deixavam aqui suas famílias. Estas pessoas se instalaram às margens do ″Córrego Mumbuca″, onde é hoje o bairro Tamboril.

Havia aqui, uma generosa fazendeira, D. Clara Chaves, que doou um terreno de seis léguas quadradas aos moradores, para construírem uma capela para N. Sra. do Carmo, de quem era devota. Nesta área, onde hoje é a Praça da Matriz, os moradores fizeram suas casas em torno da primeira Igreja e assim formou-se o ″Arraial do Carmo da Bagagem″.

Em 1882, o ″Arraial″ foi elevado à categoria de ″Vila″, passando a chamar-se ″Nossa Senhora do Carmo da Bagagem″.

Em 1892, a ″Vila″ é elevada à categoria de cidade e em , a cidade passou a denominar-se ″Monte Carmelo″. Monte Carmelo é o nome de uma montanha existente no litoral de Israel, nas proximidades da cidade de Haifa. ″Carmelo″, em hebraico, significa ″uvas de Deus″, e como Carmo da Bagagem situa-se próximo a um monte semelhante ao da antiga Palestina, onde se encontra a sede da Congregação das Carmelitas, adotaram o nome de Monte Carmelo, em consideração ao local onde se fundou a Ordem de Nossa Senhora do Carmo e também ao monte nas proximidades da cidade.
Nessa ocasião o município de Monte Carmelo abrangia cinco distritos de paz: Monte Carmelo (sede), Douradoquara, Iraí de Minas, Nossa Senhora D′ Abadia de Água Suja e São Sebastião da Ponte Nova.