MUNICÍPIOS

DOURADOQUARA

Prefeito: Flavio Resende de Sousa
Vice-Prefeito: Andre Batista de Oliveira
brasao douradoquara
Vereadores:
Adriano Correia
Brenda Dourado
Tininha Cristina
Edson Carlos
Gilberto Cabrinha
Haroldo Marques
Joaquim Matildes
Patricia Marques
Tiago Fernando
População [2016]
1.925 habitantes
Área
312,878 km²
Fundada em
1923
Gentílico
Douradoquarense
Fonte: IBGE

História

Segundo moradores mais antigos, lá pelo ano de 1986, o lugar foi habitado primeiramente pelos Coureiros, sem portanto saber com exatidão suas origens e procedências. Não há noticias de que havia indios na região, com o boato de que havia terras devolutas, O Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus, sairam de Santa Rosa dos Dourados, Município de Coromandel, com a finalidade de possear da terra.

Depois de muito sacrifício consiguiram chegar aqui, pois não existia estrada e tiveram de utilizar da poucas picadas existentes, porquê tudo em volta era mata. Aqui chegaram e fixaram moradia definitiva. Logo após, as famílias Casecas, Marques e Pinheiros, também sabendo da existência das terras devolutas se convergiram para lá, sendo que os Casecas se alojaram no local que hoje é a Sede Municipal e os Marques e Pinheiros desceram para mais perto da divisa com o Estado de Goiás, no lugar denominado Fazenda dos Confins.

Com a entrada destas famílias o lugar foi sendo divulgado e a notícia das terras devolutas chamou a atenção de outros posseiros, que viram uma terra fértil e cheia de riquezas naturais, tanto na fauna quanto na flora. A caça, a pesca, a agricultura e os garimpos de diamantes e ouro foram a grande contribuição para o desenvolvimento e o progresso deste Município. Houve uma reserva de terras devolutas para construção do patrimônio, iniciativa tomada pelo Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus, mais ou menos em 1902, logo após foi criado uma capela, o cemitério e edificadas um pequeno número de casas.Antigamente o lugar era conhecido por Arraial do Buqueirão. Buqueirão, por ser um lugar muito isolado, afastado e de difícil acesso. Quanto ao nome Douradoquara há duas versões: a primeira é que havia um enorme cardume de peixes dourados quarando sob as límpidas águas dos rios Dourados, Paranaíba e Perdizes, dando assim a origem do nome Douradoquara. A segunda é de que um comerciante por nome Orlando Alves Dias, descrevendo o lugar como plano, alto, claro e muito exposto ao sol, perto do Rio Dourados então denominou-se de Douradoquara, parecendo ser a hipótese mais viável.