PROJETOS

CORAÇÃO DO CERRADO - Região de Oportunidades

O programa LÍDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional tem como objetivo a mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.

O SEBRAE é o grande organizador deste programa de sucesso em diversas regiões do país. Desta vez foi escolhida a região composta pelas cidades de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte e Romaria, que foi denominada Coração do Cerrado.

A escolha desta região foi motivada pelo fato de os municípios que integram a mencionada região terem uma grande dependência econômica e de prestação de serviços dos médios e grandes centros como Uberaba e Uberlândia. E também pelo fato de as lideranças do Coração do Cerrado atuarem de forma desarticulada e sem uma estratégia definida.

Lideranças do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor das cidades que compõem o Coração do Cerrado, com a participação do SEBRAE, fizeram diversas reuniões e 2017 e 2018, e após ampla reflexão e discussão, produziram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional Sustentável do Coração do Cerrado.

Seu principal objetivo é o de oferecer orientação aos atores e às lideranças regionais para a condução de políticas públicas e privadas, ao se priorizarem os 4 Eixos Estratégicos a serem trabalhados para o desenvolvimento da região “Coração do Cerrado”.

Os eixos dão primazia a uma trajetória regional transformadora que perpassa as vertentes do Turismo, do Ambiente de Negócios e Inovação, das Políticas de Fomento e do Agronegócio que, juntos, poderão construir um novo panorama regional, promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos da região.

Acesse o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional